Projeto
Nu 101

Sobre o Projeto

Começamos a pensar o nosso projeto em junho de 2017, quando percebemos uma falta de diversidade nas pessoas fotografadas pelos profissionais de nu artístico mais famosos. 

Sempre percebíamos o mesmo padrão de pessoas, mulheres novas, brancas e extremamente magras. Isso sempre nos incomodou, pois, aqueles projetos, embora lindos, não retratavam a pluralidade de corpos e pessoas que existem, além de perpetuarem no imaginário coletivo a imagem de uma mulher esteticamente padronizada. 

A presença masculina também é um ponto que sentíamos falta nos projetos que víamos e, quando conseguimos achá-los, notávamos que em sua maioria eram apenas demonstrações dos “machões” que eles deveriam ser e não uma autentica captura de sua personalidade sendo ela também passível de fragilidades e delicadezas. 

Então, em julho de 2017 demos um nome para o projeto e logo começamos a chamar nossos amigos e amigas para fotografar com a gente. O nome Nu 101, vem da expressão em inglês “One on One”, que tem uma conotação de uma pessoa explicando para a outra, um tutorial.

Depois de marcar alguns ensaios com umas amigas, tivemos que colocar o projeto em um hiato, devido a nossa vida acadêmica. Em junho de 2018, voltamos com o projeto a todo vapor, foi quando percebemos o quanto ele é capaz de ajudar as pessoas de formas que nós nunca iriamos imaginar.

Muitos daqueles que foram fotografados relataram uma melhora em sua autoestima, uma maior aceitação de si mesmos e de sua autoimagem. Com nosso trabalho, foi possível que enxergassem por um novo ângulo a beleza que seus próprios corpos transmitem e, assim ousando dizer, se (re)apaixonassem por si mesmos.

Nosso objetivo é criar uma experiência incrível com o ensaio. Não oferecemos apenas as fotos, mas sim um dia inesquecível que vai ficar para sempre marcado nas memórias de cada um que fotografamos.

Apoie nosso projeto!

Conheça quem está por trás do projeto

Raphael Oliveira

Sou ex-estudante de Produção Cultural na UFF e fotografo desde pequeno, quando recebi minha primeira câmera digital dos meus pais, desde então nunca mais parei de fotografar, o que era um hobby acabou se tornando uma grande paixão. Em 2017 ajudei a fundar o coletivo Bangô onde trabalhamos realizando ensaios, produzindo clipes, cursos e realizando a cobertura de shows. Em maio desse mesmo ano comecei a esboçar o que viria a ser o Nu 101.

Acompanhe o Projeto nas redes!

Depoimentos de quem já participou do projeto

FAQ

As perguntinhas mais frequentes

Qualquer pessoa que seja maior de idade pode participar do projeto!

Somos do Rio de Janeiro/RJ! Mas também fazemos ensaios em outros estados e países se a galera tiver bastante interesse 🙂

Clarooo! Inclusive sugerimos que você leve um amigx para te acompanhar no ensaio.

Dupla, trio, quarteto… Pode juntar a galera que cabe todo mundo no ensaio!

Aceitamos TED, boleto bancário, cartão de crédito e débito.

Pode sim! Aceitamos parcelamento no boleto e no cartão de crédito.

Você é maior de idade?