Começamos a pensar o nosso projeto em junho de 2017, quando percebemos uma falta de diversidade nas pessoas fotografadas pelos profissionais de nu artístico mais famosos.
Sempre percebíamos o mesmo padrão de pessoas, mulheres novas, brancas e extremamente magras. Isso sempre nos incomodou, pois, aqueles projetos, embora lindos, não retratavam a pluralidade de corpos e pessoas que existem, além de perpetuarem no imaginário coletivo a imagem de uma mulher esteticamente padronizada.
A presença masculina também é um ponto que sentíamos falta nos projetos que víamos e, quando conseguimos achá-los, notávamos que em sua maioria eram apenas demonstrações dos “machões” que eles deveriam ser e não uma autentica captura de sua personalidade sendo ela também passível de fragilidades e delicadezas.
Então, em julho de 2017 demos um nome para o projeto e logo começamos a chamar nossos amigos e amigas para fotografar com a gente. O nome Nu 101, vem da expressão em inglês “One on One”, que tem uma conotação de uma pessoa explicando para a outra, um tutorial.
Depois de marcar alguns ensaios com umas amigas, tivemos que colocar o projeto em um hiato, devido a nossa vida acadêmica. Em junho de 2018, voltamos com o projeto a todo vapor, foi quando percebemos o quanto ele é capaz de ajudar as pessoas de formas que nós nunca iriamos imaginar.
Muitos daqueles que foram fotografados relataram uma melhora em sua autoestima, uma maior aceitação de si mesmos e de sua autoimagem. Com nosso trabalho, foi possível que enxergassem por um novo ângulo a beleza que seus próprios corpos transmitem e, assim ousando dizer, se (re)apaixonassem por si mesmos.
Nosso objetivo é criar uma experiência incrível com o ensaio. Não oferecemos apenas as fotos, mas sim um dia inesquecível que vai ficar para sempre marcado nas memórias de cada um que fotografamos.
Sou ex-estudante de Produção Cultural na UFF e fotografo desde pequeno, quando recebi minha primeira câmera digital dos meus pais, desde então nunca mais parei de fotografar, o que era um hobby acabou se tornando uma grande paixão. Em 2017 ajudei a fundar o coletivo Bangô onde trabalhamos realizando ensaios, produzindo clipes, cursos e realizando a cobertura de shows. Em maio desse mesmo ano comecei a esboçar o que viria a ser o Nu 101.
Qualquer pessoa que seja maior de idade pode participar do projeto!
Somos do Rio de Janeiro/RJ! Mas também fazemos ensaios em outros estados e países se a galera tiver bastante interesse 🙂
Clarooo! Inclusive sugerimos que você leve um amigx para te acompanhar no ensaio.
Dupla, trio, quarteto… Pode juntar a galera que cabe todo mundo no ensaio!
Aceitamos TED, boleto bancário, cartão de crédito e débito.
Pode sim! Aceitamos parcelamento no cartão de crédito.