Relatos do Projeto Nu 101

Allan

"Foi uma experiência muito louca, a expectativa era de chegar, morrer de timidez e sair correndo, mas o papo foi rolando tão naturalmente, de forma descontraída e agradável, o ensaio foi feito com calma e no tempo ideal para todos. Todas as inseguranças do corpo foram supridas e esquecidas, o melhor de tudo é quando nos deparamos com o resultado final, supera todas as expectativas."

Alice

"Sabe aquela sensação de liberdade? De voce realmente começou a notar a sua verdadeira beleza? Nunca passou pela minha cabeça que um diria teria coragem de fazer um ensaio nu. Mas foi tão libertador em todos os sentidos ! Me senti realmente desprendida dos padrões, como se aquele momento eu tomei ciência do quão danoso estava sendo para mim. Me fez me enxergar e me aceitar como mulher e negra. Independente da sua forma, você é uma deusa! Pelo fato de sempre ter sofrido preconceito por ser negra, gorda e pobre, isso fez com que sempre me sentisse a pior pessoa do mundo, era só mais uma pessoa, descartável. E para mim foi muito mais gratificante que me deu um ânimo de viver. Sabe quando você está nadando para se salvar e de repente, se questiona e decide que não vale mais a pena continuar nadando. Eu realmente tinha me entregado. Aos poucos, estou conseguindo voltar a enxergar as cores da vida. Só tenho que agradecer o Raphael pela oportunidade. Foi uma experiência engrandecedora!"

Bianca

Eu lembro exatamente da água do mar tocando no meu corpo totalmente despido. A sensação de estar como você veio ao mundo em um dos meus lugares preferidos é algo que eu vou guardar pra sempre na minha memória. Pra melhorar ainda mais, o Rapha deixa tudo super à vontade, parecia um amigo de longa data meu. Foi um dia maravilhoso, o mar estava perfeito, o céu, tudo....Eu ainda estava com uma amiga e nós ficamos lá depois, junto com o Rapha, curtindo um pouquinho da praia. É sobre liberdade, confiança, respeito e amor com seu próprio corpo. As fotos são impecáveis e você nem acredita quando se vê nelas. Mas a experiência é única.

Beatriz

"Eu sempre tive muitos problemas com a minha imagem e minha autoestima, nunca pensei que faria algo assim algum dia É bem estranho ser fotografada, no começo a gente se sente meio perdida, mas o ensaio foi super tranquilo me senti muito patroa inclusive kkkkk Foi uma experiência bem diferente, a gente acaba se conhecendo mais.. e eu percebi que me sinto muito confortável comigo mesma e com quem eu sou, fico feliz por ter isso registrado!"

Carlos

"Uma experiência leve e libertadora, você inicialmente se constrange, não por estar nu, mas sim por achar ser incapaz de proporcionar às lentes o que elas merecem, ou o que lhe foi ensinado a achar que elas mereçam, no entanto no desenrolar das posturas, nas angulações, no jeito entusiasmado e extrovertido jeito de Felipe e Raphael de lidar com aquele momento você acaba sintetizando toda a situação com bem estar e alegria, quando você recebe o resultado, aí que você acredita mais ainda no que lhe foi proposto, você é sim capaz, o jogo vira e as lentes que acabam sendo presenteadas por receber a oportunidade de ter você ali, desnudo, capturado, num momento tão seu, uma tríade, você, as câmaras e os caras fodas por trás dela. Todos precisam de um ensaio assim, em diferentes níveis de intimidade, é esclarecedor e tira aquele peso social de que você precisa ser pragmático e estar dentro de uma tendência imposta. Obrigado"

Carolina

"Fazer um ensaio assim mudou bastante minha visão sobre meu corpo. Eu nunca achei que conseguisse me sentir confortável para fazer algo do tipo, mas a proposta do projeto é tão natural, focando em corpos reais, que consegui ficar bem tranquila. Eu sempre tive problemas de autoestima com meu corpo, então fazer um ensaio assim e ver o resultado foi uma sensação muito única de aceitação, de enxergar o corpo, mesmo com coisas que você não gosta, como sendo apenas seu, especial do jeito que só você pode ser. Foi conseguir através do projeto me ver de outra forma, me aceitar mais e me amar mais."

Carol

"Meu ensaio com vc (rapha) foi incrível, me libertou muito quanto ao meu próprio corpo. Quando a gente vê nossa nudez fotografada parece ser tao natural (e é)! Me senti super bem e zero exposta. É uma experiencia delicada e revolucionaria, porque nós, mulheres, sentimos os olhares que sexualizam nossos corpos tds os dias e esse ensaio é exatamente o oposto disso: é vc poder estar la, tranquila e confortável consigo mesma, ao natural, pq vc sabe que não tem ninguém te julgando, não tem ngm te analisando, não tem ngm te sexualizando. E esse é o maior desejo de grande parte das mulheres, eu imagino; poder andar por aí, da forma que quiser, sem ser vista como um produto sexual pelos outros, sem ser avaliada, sem ser comparada. Meu maior desejo era andar com o meu corpo por aí e não me sentir desconfortável por causa dos olhares sexualizadores. Agora, depois desse ensaio, eu consigo. Não importa se minha roupa é transparente ou se meu farol ta aceso, essa sou eu, esse é meu corpo e ninguem deveria sexualizar ele enquanto eu ando pela rua. O ensaio me ensinou muito sobre isso, que eu mesma não devo olhar para o meu corpo de forma sexualizada e, sim, natural, pq é isso. As construções sociais sobre o corpo feminino não me definem e não deveriam nos fazer agir ou nos vestir de certa forma. Depois do ensaio, vc conclui que um corpo é um corpo, simples assim."

Cecília

"Participar do Nu 101 foi uma experiência FODA. Ser fotografada pelo Rapha e pela Nat foi algo leve e cheio de risadas, uma manhã gostosa. Já o momento de VER as fotos, quando eu estava sozinha e quieta, foi de muito esclarecimento e sensibilidade. Meu olhar sobre mim foi de muito respeito, o ato de me olhar se distanciou do "cotidiano": essa é a pele que visto, essas são as marcas que essa pele guarda, a minha história está aqui. Me ver nessas fotos foi um lembrete lindo de quem eu sou!"

Dafne

"Fazer um ensaio nu foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Além de me sentir super a vontade e confortável com o Rapha, passamos um tempo divertido e cheio de conversas profundas e piadas. Também tive a oportunidade de conhecer melhor. Muitas vezes me pego sendo cruel com meu próprio corpo, pensando no que ele poderia ser e não no que ele é e eu sou agora. Perceber o nosso corpo com o olhar do outro é sempre uma surpresa. Participar do projeto me permitiu um olhar que até então eu não tinha. Fiquei muito feliz com o resultado, com a segurança que tenho hoje de mostrar meu corpo, com o carinho que passei a ter comigo e com as gentilezas que passei a ter com meu corpo."

Erick

"Foi uma experiência bem diferente do que eu imaginava. Foi leve, divertido e me deixou muito aliviado de ver e saber que não era nada do que eu pensava. Fico feliz em ter participado desse projeto maravilhoso com uma proposta sensacional, com pessoas sensacionais."

Fani

"Foi uma experiência muito diferente do que eu esperava, é uma experiência que muda bastante o seu ponto de vista sobre si e te ensina a se cobrar menos e admirar mais"

Giulia

"Esse ensaio foi pra mim uma espécie de divisor de águas que me deu a chance de ter uma nova percepção de mim mesma, de ser capaz de enxergar beleza no que é real e sou eu. Uma forma simples, natural, crua, e que pode ser incrível apenas por ser. Não me lembro de ter sentido isso antes, e sou muito grata por isso e pela força que isso dá. Aprender a se amar é sempre o primeiro passo."

Guido

"Foi uma experiência sem pressão, de liberdade, de amor próprio e também de amor pela arte. Estar nu não me trouxe constrangimento... Me trouxe leveza, sensibilidade e até descontração. Nu 101 faz um trabalho impecável, com qualidade e que traz e leva sentimento às fotografias. Sou só agradecimentos 💘"

Guthierre

"Eu fiquei chocado com as fotos, de verdade. Vocês não sabem o quanto elas me fizeram bem. Depois de anos e anos de terapia para aceitar meu corpo, vocês fizeram um trabalho lindo. Me fez chorar ao ver as fotos. Serei eternamente grato, de verdade. Não existe palavras para descrever o quanto estou feliz. Gratidão 💞"

Iara

Eu vi neste ensaio simplesmente a possibilidade de acreditar em mim novamente, sentir que posso ser muito mais. Fazia tempo que não tinha mais essa sensação, parecia que o meu "eu" estava perdido. Parece meio ridículo precisar se reencontrar, mas não é. Foi maravilhoso e único! Muito mais do que eu esperava e serei grata pela oportunidade. Sempre devemos acreditar que existe sim algo único e especial em cada um de nós. Seu corpo te dá a possibilidade de expressar quem você realmente é. Está em cada gesto, cada olhar, em tudo, então use!

Isabella

"A minha experiência com o ensaio começou ótima, até porque um bom fotógrafo consegue deixar qualquer pessoa confortável. Achei que eu fosse ficar super tímida, mas me senti a vontade. A princípio, quis tirar essas fotos por conta da minha autoestima. Sempre fui problemática com corpo, já fui MUITO magra(e tinha problema pra comer, medo de engordar) e depois consegui me desprender disso, mas nunca me senti totalmente bem com meu corpo. Eu sei que ainda estou dentro de um certo padrão de beleza, mesmo tendo engordado depois de ser super magra, nunca sofri com ninguém por conta do meu corpo. Acho que já é naturalizado pras mulheres se sentirem mal por conta do próprio corpo, ainda mais quando nos relacionamos com homens. A ditadura da depilação, falta de celulite e barriga chapada não perdoa ninguém. Apesar disso, todos os dias eu me olho do espelho e me forço a me sentir bonita do jeito que eu sou. Fazer esse ensaio e depois ver o resultado me deixou a pessoa mais feliz do mundo, porque eu tava natural, eu era eu mesma ali, sem tentar seguir nada além da minha vontade. Eu me senti linda mesmo com uma dobrinha ou outra, com meus pêlos. Eu queria fazer um outdoor com minhas fotos pra dizer "mundo, to feliz do jeito que eu sou". Essa experiência me fez ver beleza em tudo meu, de um ângulo que eu não tinha conseguido ver antes"

Ivana

"Foi incrível fazer o ensaio com o Raphael, ele sabe como fazer você se sentir em paz e LIVRE. Uma experiência que provavelmente repetirei."

Kissila

"Aiai como contar minha experiência com o Nu 101?? Essa sessão foi muito significativa pra mim. Desde a abril mais ou menos eu fiz um compromisso comigo mesma de externalizar o que eu sinto e que fazia no meu particular que era a minha aceitação. Primeiro cortei meu cabelo e deixei ele natural e amei. Segundo eu comprei e usei croppeds na rua, onde outros poderiam ver. Andar e mostrar meu corpo do jeito que eu gosto, do jeito que eu me vejo foi libertador mas não era suficiente. Eu tenho paixão em fotos, vivo tirando milhares de fotos só pra ficar admirando como fica, mas nada profissional até que o anjo Raphael apareceu com o projeto Nu 101 e foi perfeito pra mim. Me mostrar e ter esse espaço pro meu tipo de corpo é importante não só pra minha autoestima mas pra todas as outras pessoas que pensam que elas não são bonitas, que não são suficientes, que não podem fazer ou mostrar o que quiserem. Fazer o ensaio foi tão gostoso, foi tão revigorante e empoderador xD Os fotógrafos me deixaram completamente em casa, totalmente profissional e descontraído."

Laina

"No início da medo mesmo. Bateu toda a insegurança de um corpo imperfeito desnudo diante das lentes; Mas se ver de outro ponto de vista que não o seu , faz toda a diferença . Experiência nova essa de aprender a se olhar com mais carinho e achar suas imperfeições parte de você mesma finalmente . Aumenta a auto estima de maneira madura e real . Fora de padrões."

Laís

"Estou vivendo um momento muito especial de reconexão comigo mesma. Sou um espírito livre e por um tempo tentei me enquadrar numa vida que não era pra mim. Isso me adoeceu e me fez infeliz, emagreci e passei a me sentir feia e desinteressante. Embora seja bem claro na minha cabeça que mulheres não precisam aceitar o que lhes é oferecido como o melhor das possibilidades, colocar isso em prática é difícil em algumas situações. Mulheres precisam ser felizes e jamais se moldar para caber dentro da realidade alheia. Eu quis fazer o ensaio nu como parte desse momento de reconexão e paz que estou vivendo agora. Foi maravilhoso e me senti à vontade, gostei mais ainda do resultado das fotos, elas transmitem quem eu sou e como me vejo: forte e intensa. Estamos atravessando tempos muito difíceis de desamor e desrespeito, diante disso minha posição no mundo não pode ser outra que não de convicção e resistência da mulher livre, negra e nordestina que sou. O Raphael é super alto astral e profissional, imaginem ficar pelada num apartamento vazio sozinha com o fotógrafo! Rsrs pois é, mas foi super tranquilo e me senti realmente bem. Só tenho que agradecer"

Mila

"Inúmeros motivos, acontecimentos e pessoas me fizeram acreditar que eu era insuficiente e isso me machucou por muito tempo. Eu decidi fazer o ensaio por achar que seria um passo importante na minha caminhada a procura de uma auto-estima melhor. E funcionou! O Nu 101 fez com que eu enxergasse beleza até nas imperfeições do meu corpo. Eu não sou perfeita e está tudo bem! É normal! Eu sou uma mulher suficiente e bonita dentro das minhas imperfeições. Uma experiência única! Agradeço a equipe por ter me feito a proposta, por me deixar confortável e fazer com que o dia fosse surpreendentemente divertido. Amei causar polêmica na praia! Haha"

Marcela

"Posar nu é sempre uma experiencia diferente, principalmente quando se capta alem de corpos, almas. Nesse projeto lindo tive a experiencia de lidar com isso de uma maneira espontanea e que pela primeira vez me deixou realmente a vontade, podendo me perceber mais e tambem perceber mais o mundo. Nosso corpo é tabu apenas se o tratatem como tal, mas também deixa de ser na mesma proporçao. Obrigada 💕💕"

Marcelle

"Participar desse projeto foi doideira, mas ao mesmo tempo incrível!! Logo eu, toda noiada com o corpo! Rapha foi um amor de pessoa, super simpático e atencioso! E quando eu recebi as fotos, fiquei um pouco assustada.. porque eu nunca tinha visto meu corpo daquele jeito Mas o Nu 101 me ajudou a superar muitos receios que eu tinha com o meu corpo.. ensinou a amar cada detalhezinho dele Eu nunca o vi do jeito que consegui ver quando recebi as fotos, muito obrigada pela experiência e por me possibilitarem de praticar meu amor próprio"

Maria Claudia

"Minha experiência com o Projeto Nu 101 foi absolutamente perfeita. Já era um coisa com a qual sonhava, mas não acreditava que teria chance de realizar, e o resultado foi muito além do imaginado. Percebi que sou uma unidade perfeita, que não vale a pena continuar tentando esconder certas partes de meu corpo, pois todo ele é perfeito. Aquelas partes que parecem sempre algo que você quer retirar ou mudar são o que te diferenciam dos outros. Aprendi por meio das lentes da câmera que meu corpo não tem falhas e que sou mais linda do que jamais imaginei"

Mariana

"Eu acompanho o projeto há um tempo e fazer parte dele é uma realização imensa! As fotos me fizeram perceber que meu corpo é muito além de carne e pele; carrego beleza e, acima de tudo, história. Cada marquinha, sinal e dobrinha que vi naquelas fotos fazem parte de quem sou hoje, e tenho muito orgulho disso. A vergonha existe? Sim e não é pouca! Mas ver o resultado faz valer mais que tudo! Parabéns aos envolvidos pelo trabalho incrível e carinho! Obrigada! ♡"

Mariana

"Não foi meu primeiro ensaio com o projeto, e pude perceber que me senti bem mais descontraída! Meu corpo, apesar de amá-lo e respeitá-lo, ainda é uma questão pra mim... e ter a oportunidade de ver os cliques que o Rapha fez, mostrando que sou bem mais do que aquelas críticas, bem mais que meus demônios me faz sentir a mulher mais linda e poderosa desse universo! Obrigada mais uma vez pelo trabalho incrível! E volto a dizer que quero bis, não sei quando mas quero!"

Mariana

"Participar do Projeto Nu 101 foi uma experiência de amor próprio. Amor livre. Amor em sua essência. Foi me sentir à vontade na minha pele em frente a outras pessoas com a naturalidade de viver o que ela realmente é: uma pele, um corpo. Não sexual, mas um templo, que merece ser respeitado, admirado, vivido com o máximo de conforto e amor. Foi me livrar de algumas amarras de me sentir diferente quanto às marcas do meu corpo. Foi compreender que elas são o que me compõem e me fazem única. Eu agradeço de todo o meu coração essa oportunidade de posar para o olhar humano da natureza do Ser."

Nathália

"Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos. Só então você perceberia como é especial para mim."Frida Kahlo"Isso foi o que esse ensaio representou para mim. Uma oportunidade de me enxergar através de outros olhos, ângulos, formas. Ver a beleza que tanto falam e nós mesmos custamos tanto a enxergar quando o olhar se volta pra si. Mais ainda, foi uma oportunidade de me libertar do desconforto e insegurança que o padrão de corpo humano a que somos impostos nos infringe no dia-a-dia. Foi uma oportunidade de fazer isso com leveza e conforto, em meio a risos, conversas e brincadeiras. Agradeço muito ao pessoal do Nu 101 por tornarem essa experiência tão natural e única, por me fazerem me sentir segura comigo mesma e me possibilitarem esse crescimento e pela realização que tudo isso me proporcionou. Obrigada por me fazerem me ver por outros olhos, e me fazerem me sentir especial."

Paula

"Foi uma experiência única e muito libertadora, de encontro comigo mesmo e com meu corpo, minhas marcas e todas as expressões que nunca tive acesso."

Tamires

"Eu sempre fui mais confiante em relação ao meu corpo do que a maioria das mulheres, mas amor próprio e aceitação são batalhas diárias. Tem dia que a gente regressa, tem dia que avança e é assim mesmo. Precisamos aprender a amar nosso corpo como é. Viver a experiência de fazer um ensaio nu foi incrível! O Rapha é ótimo e me deixou super confortável desde o começo. Eu amei ver as fotos no fim do ensaio e foi mega difícil escolher, porque queria ficar com todas! Todas as risadas clicadas foram reais! Foram horas maravilhosas que passamos juntos e até hoje olho as fotos e não acredito como ficaram lindas."

Thayan

"Foi uma experiência única e muito libertadora, de encontro comigo mesmo e com meu corpo, minhas marcas e todas as expressões que nunca tive acesso."

Thayane

"Além de ser uma experiência muito divertida e prazerosa, e é também enriquecedora, porque enquanto estamos ali, durante uma conversa e outra os sentimentos de insegurança e nervosismo vai se dissipando na medida em que vamos percebendo o quão natural é estar nu, e entendendo que o corpo por si só já é uma roupa na qual veste todos nossos sentidos/sentimentos. Recomendo muito fazer o ensaio pra se reconectar e perceber você mesma de uma forma que só você pode perceber"

Vitória

"De início eu fiquei com medo, afinal eu não tenho uma boa relação com meu corpo. Mas eu fiz questão que fosse na mata exatamente pra poder mostrar pra mim mesma que esse corpo faz parte de uma natureza muito maior e não tem problema nenhum ele ser assim, afinal é só um corpo. Eu sinto que me ajudou muito e eu me senti muito mais livre, vejo ele com outros olhos."