Top 8 lugares para fazer um ensaio nu artístico no Rio de Janeiro

Uma das maiores preocupações tanto dos fotógrafos quanto dos clientes é em relação a locação para a realização do ensaio. Segurança, luz, cenário, acessibilidade, tudo isso entra em conta na hora de escolher um lugar. No caso do nu artístico, ainda temos a preocupação adicional que o lugar tem que estar vazio ou pouco movimentado no horário do ensaio para não haver problemas. Esses podem variar desde pessoas incomodadas a até homens assediando modelos (inclusive já aconteceu conosco!). Embora a constituição brasileira assegure o direito de manifestações artísticas livres de censuras e não defina o que é moral ou pudor, temos que agir com cuidado pois uma locação cheia pode acarretar problemas judiciais e ninguém quer terminar o ensaio numa delegacia. 

1. Praia de Abricó

A Praia de Abricó fica lá em Grumari logo depois do Recreio dos Bandeirantes na Zona Oeste do Rio de Janeiro.  A praia é dividida em duas partes, uma parte pra galera com roupa e outra parte naturista. Em dias de semana na parte naturista o nudismo não é obrigatório, sendo apenas obrigatório aos finais de semana e feriado. Para chegar lá é meio complicado, pois não passa nenhum ônibus por lá, então só dá pra chegar de carro ou Taxi/Uber/99. Para voltar é a mesma coisa, inclusive não são todas as operadoras que tem sinal lá. A praia é super tranquila (provavelmente pela dificuldade de acesso) e também é lindíssima (tanto a parte não-naturista quanto a parte naturista).

2. Floresta da Tijuca

A Floresta da Tijuca é ENOOOOOOOOOOOOORME e dentro dela encontramos diversas cachoeiras e trilhas. Algumas delas são mais movimentadas que as outras, mas todas valem a pena. Os melhores dias para ir fotografar lá são os dias de semana, já os finais de semana lá costumam ser bem movimentados. E opte por ir bem cedo, por ser uma região de mata fechada o lugar tende a escurer bem rápido. Recomendo ir preparado para andar bastante e levar uma garrafa com água e uns lanchinhos pra fazer quando chegar no local (e por favor não joguem lixo lá na floresta!). Supondo que você vá no setor Floresta da Tijuca que se encontra no Alto da Boa Vista, dá pra chegar lá tanto de ônibus quanto de carro. As linhas 301 (Rodoviária x Alvorada) e 302 (Rodoviária x Recreio) possuem ponto bem na frente da entrada do Parque na Praça Afonso Viseu. Caso vá de carro, há lugar no Parque para estacionar.

3. Cachoeira do Horto

A Cachoeira do Horto fica na Floresta da Tijuca então todas as recomendações que eu fiz ali em cima também são validas. Dá para chegar lá de carro ou a pé (os ônibus que deixam mais próximos de lá são o 409 e o 416, no ponto da Rua Othon Bezerra de Mello. De lá você vai ter que subir a Estr. Dona Castorina por 1.6km). O ponto que a cachoeira é localizada é bem sinalizado e possui um recuozinho que dá pra estacionar. Se você é sedentário a trilha pode ser um pouco difícil, mas o esforço é recompensado quando você chega lá. Se você quiser dar uma olhada como que é trilha, dá uma olhada nesse post do Vamos Trilhar.

4. Na sua casa!

A sua casa pode ser uma ótima opção para um ensaio mais intimista. Mas antes dá uma conferida com o fotógrafo se a iluminação daí é suficiente para as fotos!

5. Airbnb

Quer fazer numa casa mas tá com preguiça de arrumar a casa ou quer fazer num lugar mais chique? Airbnb! O Airbnb permite que você alugue diversos apartamento e casas por no mínimo um dia dependendo do lugar. Os preços são bem acessíveis, mas antes não se esqueça de ver com o host se ele deixa utilizar o lugar para um ensaio fotográfico.

6. Fábrica Bhering

A antiga fábrica de chocolate Bhering que fica no Santo Cristo, perto da Rodoviária Novo Rio, é atualmente um centro cultural e ateliê de diversos artistas. Para fotografar lá é necessário a autorização prévia do lugar. Nós particularmente nunca conseguimos obter essa autorização (por má vontade do único funcionário que é encarregado de realizar os agendamentos), mas se você quiser tentar dá uma ligada para lá (21) 2213-0014.

7. Praia do Sossego

A Praia do Sossego se localiza em Camboinhas na Região Oceânica de Niterói. Ela fica entre Piratininga e a Praia de Camboinhas e seu acesso se dá por uma pequena trilha que fica no finalzinho da Rua da Graça. Como o nome diz a praia é bem tranquila e é relativamente desconhecida, mas enche bastante em finais de semana e feriado (não nível Ipanema/Copacabana, mas cheio o suficiente para você não conseguir fazer um ensaio nu). Recomendo chegar lá bem cedinho (umas 6h) e realizar a sessão.

8. Pedra do Arpoador

A Pedra do Arpoador fica no comecinho da Praia de Ipanema na Zona Sul do Rio. Lá é super movimentado em praticamente qualquer horário do dia, exceto ao nascer do sol em dias de semana. Então fica a dica de um lugar relativamente fácil de chegar para fazer aquelas fotos lindas com o sol nascendo.

Eu acredito no poder da fotografia para mudar a sua autoimagem para melhor. E por isso, com o intuito de ajudar ainda mais pessoas eu decidi presentear 5 pessoas por mês com mini-ensaios para o Projeto Nu 101. Se você curtiu meu trabalho e projeto, te convido para participar! Para participar basta responder a algumas perguntinhas clicando AQUI e torcer para ser chamada!

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR!