Melhorando o seu anúncio no Airbnb

Uma dúvida de muitos anfitriões é como obter mais reservas no Airbnb. O Airbnb é uma plataforma online comunitária para pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem. Como o host é responsável pelo anúncio, é importante que ele entenda quais os fatores mais importantes na hora de anunciar seu apartamento/casa/quarto no site.

Se você chegou aqui nessa página é porque tem interesse em melhorar o seu anúncio, eu te garanto que se você seguir as dicas a seguir seu anúncio se tornará muito mais atraente para o viajante e assim você obterá muito mais reservas!

1. Pense como um viajante

Essa é bem simples mas acaba sendo negligenciada por muitos. Se coloque nos pés de quem está procurando um lugar para ficar.

Tenha em mente qual tipo de hóspede você quer atrair com o seu anúncio. Você prefere que famílias ou jovens festeiros se hospedem na sua locação?

Nesse exemplo se preferir famílias tente destacar como o local é calmo e seguro, mostre quão aconchegante são os quartos e como eles vão se sentir em casa. Já se preferir os jovens festeiros, destaque que a vizinhança não se importa muito com barulho (ou que o isolamento acústico é ótimo), como o local é espaçoso e indique locais próximos de vida noturna.

Faça uma descrição e título com o público desejado em mente e com certeza você começará a atrair mais pessoas

2. Tenha fotos de alta qualidade

Essa dica é matadora. Ter fotos de qualidade pode parecer óbvio mas muitos anunciantes nem se preocupam em tirar fotos que demonstrem a locação.

É essencial que seu anúncio tenha fotos profissionais que realcem os pontos positivos e que façam os hóspedes em potencial se imaginarem em sua locação.

As fotos são a primeira impressão que os viajantes verão ao pesquisar anúncios na região e por isso são de extrema importância.

Segundo dados do próprio Airbnb, anfitriões com fotos profissionais ganham até 40% a mais, obtém 24% mais reservas e tem o preço per noite 26% mais alto.

Não pense no serviço de fotografia como um custo e sim como um investimento, que em pouco tempo vai acabar se pagando e garantindo uma renda ainda maior.

Inclusive temos um presente para você no final desse post!

2.1 Coloque uma foto impactante como capa

Sua locação tem uma vista bonita? Não se esqueça de mostrá-la em seu anúncio

Tenha uma foto que chame atenção para a sua locação.

Normalmente é essa foto que vai fazer com que o possível hóspede pare e veja o seu anúncio.

Em dúvida em qual foto colocar? Escolha umas 3 ou 4 fotos e peça para seus amigos e familiares te dizerem qual foto chama mais a atenção deles e porque.

3. Entendendo o algoritmo do site

Tente fechar a maior quantidade de reservas possível. Com as dicas acima você vai conseguir melhorar a sua colocação na pesquisa, porém a taxa de reservas versus cliques no anúncio é também um fator essencial para o algoritmo.

Segundo o próprio Airbnb, “ter uma listagem impressionante de fotos profissionais e uma descrição incrível não são o suficiente. Para conseguir sempre estar nas primeiras colocações de pesquisa na sua área, você vai precisar fechar essas reservas.”

4. Responda rapidamente

Não demore para responder seus possíveis hóspedes. Essa dica é importante para você se tornar um Superhost no futuro.

Tente sempre responder todas as questões e comentários feitos pelos seus hóspedes o mais breve possível. Tanto a taxa de resposta quanto o tempo demorado são levados em conta pelo algoritmo. Nunca leve mais de 24 horas para responder seus hóspedes.

5. Tenha a reserva instantânea habilitada

Faça com que o processo de reserva seja o mais fácil possível. Desde 2016 o Airbnb vem implementando a reserva instantânea e a maioria dos anfitriões e hóspedes fazem uso disso. Devido ao grande sucesso dessa função, o algoritmo do Airbnb coloca os anúncios com reserva instantânea em posições melhores na pesquisa.

6. Evite cancelar reservas ou recusar pedidos de reserva

Para ficar no topo dos resultados você deve cancelar o mínimo possível de reservas (inclusive para obter o status de Superhost um dos requisitos é ter menos de 1% de cancelamentos).

Se você tem a opção de reserva instantânea ativada, você só tem um mês antes da data marcada para poder cancelar e não sofrer penalizações. Caso não tenha essa opção ativada, você teoricamente pode recusar quantos pedidos de reserva quiser. Mas lembre que como eu disse acima, é fundamental ter o maior número de reservas possível para ser bem avaliado pelo algoritmo.

Para evitar cancelamentos e recusas, faça com que as regras da sua locação estejam super claras. Seja sincero. Não aceita pets? Deixe isso claro. Proibido fumar ou realizar eventos? Avise nas regras.

7. Fique atento nos preços da sua região

Não adianta você configurar o anúncio e deixar o mesmo preço para sempre. É importante manter o preço competitivo.

O preço sempre é um grande fator na hora de escolher uma locação. Fique atento a eventos próximos ao seu local que podem possibilitar aumentar o preço, também fique ligado para diminuir o preço durante a baixa temporada. Faça e implemente uma estratégia coesa de preço para conseguir os melhores resultados,

8. Obtenha o maior número de reviews possível

Tanto o número quanto a qualidade dos reviews são os fatores mais conhecidos para obter uma boa posição na listagem do Airbnb.

Encoraja o seus hóspedes a deixarem reviews, é só pedir e não custa nada :). Explique para eles como você quer melhorar ainda mais a estadia de futuros hóspedes e por isso gostaria de ter a opinião deles. Ah! Também seja atencioso durante a estadia deles e tente acomodar quaisquer pedidos adicionais (claro, desde que não sejam absurdos)

9. Prometa pouco e entregue muito

Como diriam os americanos “Under-promise, over-deliver”. 

Como assim? Faça com que seus hóspedes tenham expectativas realistas do local e nunca esconda nada deles. Aquecedor demora pra aquecer? Não custa nada avisar ao hóspede. Vizinhança barulhenta? Também avise, assim seu hóspede sabe o que esperar quando chegar na sua locação.

Também não custa (quase) nada entregar uns mimos pro hóspede. Um chocolatezinho com uma notinha personalizada desejando boas vindas e dando a senha do Wi-Fi. São esses pequenos toques que fazem toda a diferença.

10. Preencha o seu perfil pessoal

Assim como você quer conhecer o seu futuro hóspede, ele também quer te conhecer.

Faça uma boa apresentação de si contando um pouquinho da sua vida e seus gostos. Isso pode ser o diferencial decisivo de um viajante na hora de escolher o seu lugar ou o de outra pessoa. Também não se esqueça de se tornar verificado no Airbnb, enviando para eles seus documentos.

Construir confiança é essencial em qualquer negócio.

Eu acredito que todo mundo mereça ter uma fotografia boa, inclusive quando você precisa vender algo. É muito difícil vender alguma coisa sem uma foto ou com uma foto ruim. E por isso eu decidi presentear 3 pessoas por mês com uma sessão de fotos gratuita para atualizar o seu anúncio no Airbnb/OLX/Zap Imóveis. Para participar é muito simples, basta responder umas perguntinhas CLICANDO AQUI e torcer para ser escolhido!

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR!